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Qual é a diferença entre KPIs, OKRs e Métricas?

  • Foto do escritor: Bernard Santos
    Bernard Santos
  • 20 de fev. de 2020
  • 4 min de leitura

Saiba de uma vez por todas o que essa sopa de letrinhas quer dizer, e a importância de cada uma das siglas para a sua empresa e a sua carreira



Todo mundo sabe que o mundo corporativo adora siglas, abreviações e termos técnicos. No Brasil, termos em inglês imperam.


Quem nunca passou pela situação de trocar de empresa ou de área, e de repente encontrar-se em um mundo novo, que parece utilizar um idioma diferente, com termos que você nunca ouviu falar?

Quando eu comecei a trabalhar no CCAA, por exemplo, lembro de em uma das primeiras reuniões que participei, ter ouvido um “backlog” da minha Diretora, um “M&A” do meu Gerente e por aí vai.


Não demorou muito até que chegasse a mim mais um termo que parecia saído de um episódio de Game of Thrones: “KPI” ou Key Performance Indicator, que eu logo percebi se tratar do bom e velho: Indicador-Chave de Desempenho (ou resultado). Vamos falar em detalhes sobre os KPIs mais adiante aqui no artigo.


Quando eu estava me acostumando com os KPIs, dominando a sua utilização e 100% ciente de que eles não são a mesma coisa que as Métricas, apareceram os OKRs ou Objectives and Key Results, e foi aí que a coisa ficou interessante e eu me perguntei:


Qual é a diferença entre esses dois?!


Bom, para responder da melhor forma, o ideal é que possamos entender a definição e a aplicação de cada um deles, separadamente. Vamos começar pelos OKRs.


O que são OKRs


Publiquei recentemente um post no Linkedin, detalhando o que são os OKRs.


Esse acrônimo, que em inglês significa: Objectives and Key Results (Objetivos e Resultados-Chave), estabelece o que a empresa quer fazer (Objetivos), e a maneira de atingir esses resultados (Key Results). Essa maneira de atingir os resultados, os Key Results, deve ser acompanhada/medida por indicadores.

Os OKRs são construídos em conjunto, entre o nível estratégico e a operação da empresa, até para que se possa pensar em conjunto os melhores caminhos para se chegar aos objetivos.

Essa abordagem se consolidou no Google, e hoje é utilizada em diversas empresas, como o Linkedin e o Nubank, por exemplo.

Uma característica muito importante dos OKRs, que é determinante para alcançar o sucesso em sua utilização, é a transparência, ou gestão à vista. Todo mundo precisa saber os indicadores e objetivos de todo mundo. Dessa forma, fica muito mais fácil compreender de que forma você pode ajudar uma outra área de negócio da empresa, e o impacto que o seu esforço terá no atingimento dos objetivos estratégicos da companhia.

O ciclo de acompanhamento e revisão de metas de que adota os OKRs é geralmente mais curto, de três meses. Quanto antes a empresa identificar pontos que precisam ser melhorados e trabalhados, mais rápido poderá reagir às mudanças do mercado.


O que são KPIs


Enquanto os OKRs tratam de objetivos e resultados que a empresa persegue para seguir rumo à visão traçada em sua estratégia, os KPIs tratam de medir o caminho percorrido até o atingimento desses objetivos.

A sigla KPIs, significa: Key Performance Indicators (Indicadores-Chave de Desempenho), e estabelece os indicadores que a empresa precisa medir e acompanhar de perto, para perseguir e eventualmente atingir/superar, os objetivos estabelecidos pelos OKRs.


Hoje em dia as empresas estão lotadas de indicadores e métricas. É possível medir praticamente tudo, até o tempo que os funcionários gastam para ir ao toalete (acredite, já vi de perto uma gestão que media esse indicador). Para que não nos tornemos “fiscais de banheiro”, acompanhando e medindo coisas que não nos ajudarão a atingir os objetivos estratégicos da companhia, é preciso definirmos aqueles indicadores que são indispensáveis para o negócio, indispensáveis para que possamos atingir nossos OKRs. Esse, são os KPIs.


A quantidade de KPIs de uma empresa, idealmente, deve poder ser contada com as mãos, para que não se perca o foco nos objetivos.


Diferença entre OKRs e KPIs


Como falamos, os OKRs são os objetivos e resultados que a empresa busca, enquanto os KPIs são os indicadores principais que vão nos mostrar se estamos no caminho certo.


Em um exemplo simplificado, imagine que estejamos fazendo uma viagem de carro, saindo de São Paulo e tendo como destino o Rio de Janeiro. Um de nossos OKRs poderia ser:


· Chegar ao Rio de Janeiro em no máximo 6 horas, parando para comer no meio da viagem


E quais são os KPIs que podem nos ajudar a medir se estamos no caminho certo?


· Tempo de viagem

· Velocidade aferida no velocímetro

· Quantidade de vezes que paramos para comer


Há um exemplo excelente que encontrei em um dos artigos que li sobre o tema, da Endeavor:

“Imagine que você quer fazer uma torta de maçã. Os KPIs são a maçã, ingrediente fundamental para fazer a torta, que é o OKR.”


E as Métricas?


Outra dúvida comum que surge, em torno da qual já presenciei batalhas épicas em sala de aula, é sobre as métricas. Métricas não seriam KPIs? A resposta é: NÃO. Mas, podem ser. A verdade é que os KPIs normalmente são compostos por métricas, mas nem toda métrica é um KPI.

Métricas são medidas que não tem uma meta definida, um objetivo atrelado.

Tomando como exemplo nossa viagem de São Paulo ao Rio de Janeiro, você poderia medir a temperatura do ar-condicionado do carro ao longo do caminho, mas ela não seria um KPI, por que não estaria ligada aos objetivos que você deseja alcançar.

Você continuaria chegando ao Rio em 6 horas, com uma parada no meio do caminho, mesmo que o ar-condicionado estivesse desligado.


Por que você deve estabelecer objetivos e mensurá-los através de indicadores-chave de desempenho?


Bom, é clichê, mas em frase atribuída a Sêneca, famoso filósofo, escritor e político romano, está gravada uma das maiores verdades da humanidade:

"Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve."


Portanto, quando você não possui objetivos bem definidos e claros para toda a organização, corre o risco de se perder no caminho e ser ultrapassado por seus concorrentes, corre o risco de ficar para trás.


Se você estivesse dirigindo em uma estrada sem placas, iria preferir utilizar o Google Maps / Waze, ou tentar a sorte até adivinhar o caminho?

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Bernard Santos é Especialista em Inteligência de Mercado, graduado em Marketing pela ESPM, pós graduado em Inteligência de Mercado pelo Ibramerc-SP e pós graduado em Gestão Empresarial pela FGV, CEO e fundador do Academia de Mercado. É professor de Inteligência de Mercado, BI e Empreendedorismo em MBAs e palestrante convidado em diversas universidades e empresas.


Empreende com a Academia de Mercado desde 2019, onde ministra treinamentos in companycursos online, dá palestras e produz conteúdo sobre Inteligência de Mercado, Business Intelligence (BI), Data Analytics, Pesquisa e Marketing.


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